-->
0

    

Além de ser uma coisa vergonhosa, o plágio é crime

É bem mais fácil pegar o texto ou história de alguém, e pôr numa rede social, sem os devidos direitos autorais, não é? Pior ainda, é quando colocam o próprio nome no conteúdo, dizendo ser seu. 


Afinal, o que é plágio?

 Plágio, segundo o dicionário Aurélio, é 'Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)'. A origem etimológica da palavra ilustra o conceito que ela carrega: vem do grego (através do latim) 'plagios', que significa 'trapaceiro', 'obliquo'. 


A definição formal, é essa. Mas do que pode ser chamado uma pessoa que não tem capacidade intelectual o bastante, pra saber reconhecer algo que merece ser creditado? Se você leu, viu, e quer repassar pra alguém, qual o problema de colocar o bendito nome do autor? Nenhum! Se quer algo que tenha seu nome gravado, faça-o! Diversas vezes, eu já vi frases e textos maravilhosos, mas ou sem autor, ou com nomes errados. Uma dica minha para quem escreve: se for publicar, coloque a autoria! Depois o tempo passa, e você uma coisa sua, com o nome de outra pessoa.

  Ah, mas eu adaptei! Coloquei outras palavras, adicionei isso e removi aquilo.

Isso não faz com que o texto seja seu! Não exatamente. Mudou o original? Diga! O crédito deve ficar mais ou menos assim:

Texto original de Fulano de Tal¹, adaptado por Maria².
¹ Autor original; ² Seu nome, ou nome de quem o editou.



Questão de ética e respeito!
Você já não leu um livro, que no final do mesmo, havia páginas e mais páginas feitas para mostrar de onde as informações foram extraídas, e quem escreveu o texto? Então. Isso por que ninguém pode publicar algo que não seja seu, sem dar os devidos créditos. Se chama ÉTICA!         


Besteira! Que diferença faz um nome?

Primeiro: que não é 'um nome'. São direitos autorais. E se não fizesse diferença, não se dariam o trabalho de fazer lei sobre isso. 
Segundo: pra você, que ainda vai fazer faculdade ou um curso de qualidade, é bom ir praticando, pois o plágio, reprova! E pra você, que já fez, sabe do que estou falando. 
Terceiro: pra quem copia é fácil né? Agora pra quem escreve é doloroso!

Que blábláblá chato!

Chega até ser chato, mesmo. De tanto ouvir/ler/falar cansa! Mas, experimente ficar horas pensando no que escrever, mais horas escrevendo até que saia perfeito, mais algum tempo corrigindo, depois leia trezentas vezes pra ver se está bom. Daí, publica em algum lugar, e espera algum filho de uma ****, desprovido de bom senso, copiar e publicar no nome dele. Isso sim é chato!

Mas que lei é essa então?

Lei nº 9.610, de 19.02.98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais...
...Publicada no D.O.U. de 20.02.98, Seção I, pág. 3 por decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

§1º  Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (...): Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (...).
§ 2º Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, empresta, troca ou tem em depósito, com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, (...), produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral.
Fontes: IBH e Microbiologia
Quer saber mais? Pesquise! Há na internet, diversos artigos sobre a lei de plágio, suas consequências, e quando ela deve ser aplicada!

Ok, você me convenceu. Onde denuncio?

Era nesse ponto que eu queria chegar! Ainda bem, existe diversos órgãos a quem recorrer quando presenciamos um plágio. Formulários rápidos que denunciam a tal cópia. Se você achou, algum texto meu, seu, ou de outra pessoa, creditado com outro nome, saiba que tem lugares certos para receber essa informação.


Sites para denúncia de plágio
Denunciar plágio no blogger:: Aqui
Denunciar plágio no tumblr:: mande um email para support@tumblr.com


Fontes: FB e TT

Bom, se você plagia, e não gostou do artigo, feche a janela/aba e faça o favor de não voltar mais aqui (:
Agora, se te ajudou, compartilhe! E volte sempre.

Artigo por Priscilla Martins.

0 Comentário(s):

Sobre o Blog | Agradecimentos | LEIA!